Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Asemeia pohliana (A.St.-Hil. Moq.) J.F.B.Pastore & J.R.Abbott CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-01-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Raquel

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Ervas com ocorrência no estado de Minas Gerais, no município de São Roque de Minas, e restritas aos Campos Limpos da Serra da Canastra (Pastore et al., 2013). A espécie apresenta AOO de 8 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça, no Parque Nacional da Serra da Canastra (CNCFlora, 2013). O aumento da frequência de incêndios na região de ocorrência da espécie (Medeiros & Fiedler, 2004) é uma ameaça que implica declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade do hábitat. Considerando a recente revisão taxonômica e os poucos registros de ocorrência apresentados, são necessários maiores esforços de coleta e investimentos em pesquisa e em planos de ação necessários a conservação da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Asemeia pohliana (A.St.-Hil. & Moq.) J.F.B.Pastore & J.R.Abbott;

Família: Polygalaceae

Sinônimos:

  • > Polygala pohliana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita inicialmente como Polygala pohliana A.St.-Hil. & Moq.; em recente recombinação, a espécie foi descrita na obra Kew Bull. 67(4): 810. 2012 [5 Oct 2012]; é caracterizada pelas folhas elípticas a ovadas; flores lilás, em racemos paucifloros (Saint-Hilaire & Moquin-Tandon, 1829). Pastore (com. pess.) identificou um espécime semelhante a A. pohliana citado para a Serra do Itabirito (MG) do NYBG, como possivelmente uma planta atípica de A. hirsuta, sendo as flores deste espécime menores que aquelas encontradas em A. pohliana.

Distribuição

Não se conhece o grau de endemicidade dessa espécie. No Brasil, foi registrada apenas para a região da Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais.

Ecologia

Erva terrestre, com ocorrência em Campos Limpos associados ao Cerrado (Pastore et al., 2013; CNCFlora, 2013).

Ameaças

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade very high
Detalhes A propensão ao fogo no Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no sul de Minas Gerais, caracterizado pela predominância de vegetação de campos nativos, juntamente com uma cultura de centenas de anos de utilização incorreta de queimadas para manejo agropecuário na região, têm ocasionado incêndios de difícil controle e que impactam severamente a biota local (Medeiros & Fiedler, 2004).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Observações: A espécie ocorre dentro dos limites do Parque Nacional da Serra da Canastra (CNCFlora, 2013).

Referências

- Medeiros, M.B. & Fiedler, N.C. 2004.Incêndios florestais no Parque Nacional da Serra da Canastra: desafios para a conservação da biodiversidade. Ciência Florestal, 14 (2):157-168.

- Pastore, J.F.; Ludtke, R.; Ferreira, D.M.C. 2013. Polygalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB127260>

Como citar

CNCFlora. Asemeia pohliana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Asemeia pohliana>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 12/11/2014 - 17:30:14